Referência Nacional - Curso Regular de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2019/2020, o Colégio Militar de Manaus foi reconhecido como Referência Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa.

O Colegio Militar de Manaus é um dos quatorze Colégios Militares que compõem o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Sua missão é oferecer educação básica de qualidade, do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, segundo valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro, com o objetivo de assegurar a formação do cidadão e de despertar vocações para a carreira militar. 

Em 2001, o CMM recebeu do Comando do Exército a missão de implantar o Projeto denominado Curso Regular de Educação a Distância (CREAD). O objetivo era atender os filhos e dependentes de militares cujos pais estivessem servindo em localidades e guarnições que apresentem carência educacional nas áreas sob responsabilidade do Comando Militar da Amazônia, do Comando Militar do Oeste e no exterior, nos níveis fundamental e médio, permitindo, assim, o acesso desses alunos ao mesmo conteúdo didático oferecido no ensino presencial em Manaus. 

O projeto apresenta as condições de funcionamento e de gestão de processos relacionados com o Curso Regular de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus, cujo objetivo é permitir a continuidade dos estudos, prioritariamente, aos filhos e dependentes de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.

O Projeto de Educação a Distância do CMM deu início às suas atividades no ano de 2002. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes em idade escolar regular que acompanham os pais, por ocasião das frequentes transferências, os quais foram designados para servir em locais de difícil acesso e acentuada carência educacional, nas regiões norte e centro-oeste do país ou em missão no exterior.

Na atualidade, são atendidos 508 adolescentes que se encontram em 24 localidades na região amazônica e na fronteira oeste brasileira e em 46 países. 

Depoimentos

“Sendo uma modalidade de educação efetivada através do uso intenso de tecnologias de informação e comunicação, considero o Curso Regular de Educação a Distância existente no Colégio Militar de Manaus um recurso importantíssimo para atender um grande efetivo de alunos, impossibilitados de frequentar o ensino presencial. Assim, a atividade é desenvolvida sem riscos de reduzir a qualidade do processo ensino aprendizagem, em decorrência da crescente utilização de ferramentas de interação e recursos multimídia, associadas a uma metodologia moderna, que promove acesso a um grande número de informações e promove a diminuição do distanciamento geográfico entre aluno e tutor, que se encontram em contextos diferenciados. Desta forma, a Seção de Educação a Distância (SEAD) do Colégio Militar de Manaus desempenha um trabalho de grande relevância social, ao ofertar educação básica de qualidade aos dependentes de militares das Forças Armadas em nosso País e no exterior, contribuindo para a formação dos líderes do amanhã, de acordo com os valores e as tradições do Exército Brasileiro”.

Coronel Vilmar Carlotto Jr. – Comandante e Diretor de Ensino do CMM e gestor do projeto.

“Fazer parte da equipe da Seção de Educação a Distância (SEAD) é uma experiência enriquecedora para todo profissional da Educação, pois é possível conhecer o universo da essência dessa modalidade, sua estrutura física de materiais e os recursos humanos chamados tutores/professores, responsáveis por oferecer o conteúdo do Curso Regular de Educação a Distância; e constatar  que este trabalho é essencial, pois é capaz de promover oportunidades, uma vez que, nossos alunos, face às vicissitudes e dificuldades impostas à carreira militar de seus responsáveis, ao apropriarem-se dos ensinamentos disponibilizados através das ferramentas didáticas, constroem o conhecimento necessário para prosseguir em seus estudos presenciais e acadêmicos, em escolas militares ou instituições civis de ensino superior,  revelando-se jovens responsáveis, criativos e autônomos, sujeitos providos de competências e habilidades, atuantes e transformadores dos contextos em que estão inseridos”.

Tenente-Coronel Marcus Paulo Nepomuceno Dutra dos Santos-Chefe da Seção de Educação a Distância do CMM

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Twitter
Os comentários estão fechados