Iniciativa de Sucesso – Ferramentas de gestão do LARE, do CTMSP

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2019/2020, o CTMSP - Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo foi reconhecido como Iniciativa de Sucesso. Confira abaixo os detalhes do Programa.

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) é uma Organização Militar executora do Programa Nuclear da Marinha do Brasil. Seu objetivo é capacitar o país no domínio dos processos tecnológicos, industriais e operacionais de instalações nucleares aplicáveis à propulsão naval. Sua missão é contribuir para a obtenção de sistemas, equipamentos, componentes, materiais e técnicas nas áreas de propulsão e de geração de energia, de interesse da Marinha do Brasil (MB), em especial aqueles relacionados com o setor nuclear.

Localizado em uma área do CTMSP no município de Iperó (SP), o Laboratório Radioecológico Cel. (Av) José Alberto Albano do Amarante, Dr. C. (LARE) funciona desde 1988 com os objetivos de controlar e monitorar o lançamento dos efluentes no ambiente pelas diversas unidades do CTMSP, além de garantir a preservação do meio ambiente nas regiões de seu entorno. O LARE faz parte da Assessoria de Meio Ambiente (AMA) e vem cumprindo o Programa de Monitoração Ambiental (PMA). Paralelamente, efetua as análises para fins de Radioproteção Ocupacional.

O projeto Ferramentas de Gestão e Aperfeiçoamento do LARE visou a uma melhoria da performance no cumprimento de seus programas de monitoramento, utilizando como ferramenta a implantação de forma planejada de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma NBR ISO/IEC 17025. O projeto foi muito desafiador, pois a implantação de um Sistema de Garantia da Qualidade não é uma atividade trivial para um órgão público, principalmente para um que possui a área de Radiometria, na qual poucos laboratórios no Brasil são acreditados. 

As mudanças realizadas não foram só nos procedimentos, pois mudanças comportamentais e também adequações físicas no Laboratório foram necessárias. O monitoramento foi realizado pelo acompanhamento do Plano de Ações, reuniões da Qualidade e reuniões de Análise Crítica e também por auditorias internas realizadas por auditores do LARE.

Depoimentos

“Foi um grande aprendizado para os funcionários e resultou em impactos positivos em todas as áreas do LARE”.

Sandra Maria de Pieri Sandoval - Assessora do Meio Ambiente.

“O projeto causou um impacto positivo na capacitação dos profissionais do LARE e possibilitou maior organização e melhoria dos processos envolvidos”.

Rosane Correa Fagundes Silva - Assessora Adjunta de Pesquisa e Monitoração Ambiental da Assessoria de Meio Ambiente.

“A implantação da Gestão da Qualidade no LARE permitiu o amadurecimento profissional de toda a equipe em busca da excelência em seu trabalho. Foi um aprendizado intenso e que deverá ser multiplicado para todos que vierem a fazer parte do grupo de trabalho do LARE”.

Marcelo Sartoratto - Chefe da Seção de Análises e Ensaios Ambientais - Assessoria de Meio Ambiente

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Twitter
Os comentários estão fechados