Destaque Nacional - Ideas for Milk, da Embrapa

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2019/2020, a Embrapa foi reconhecida como Destaque Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa.

Criada em 1973 e com foco em inovação, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e assume o desafio de desenvolver, em conjunto com parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) e produtores, um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no País. 

Em pouco mais de quatro décadas, o Brasil se transformou no único país do mundo tropical a fazer agricultura diversificada. De importador, o Brasil se tornou exportador de alimentos e fibras. Nossa agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Com tecnologia brasileira incorporamos as terras dos cerrados aos sistemas produtivos, região responsável por quase 50% da nossa produção de grãos. Quadruplicamos a oferta de leite e de carne bovina e suína e ampliamos em 22 vezes a oferta de frango. 

O Objetivo do Ideas for Milk foi o de estimular a criação de soluções digitais para o setor de leite e derivados, por meio de software, hardware, sensores e aplicativos móveis. As tecnologias geradas para o setor de leite e derivados necessitavam se inserir num ambiente de transformação digital. 

Para tanto a Embrapa reuniu agentes do setor (produtores, técnicos, empresários, pesquisadores e universidade) numa visão empreendedora. Isso levou ao surgimento de soluções práticas para problemas existentes por meio da criação de startups, que passaram a ofertar softwares e hardwares inovadores aplicados aos problemas da cadeia produtiva do leite. 

Os principais resultados foram o Vacathon, que anualmente reúne 17 das melhores universidades brasileiras num bootcamp de seis dias, e o Desafio de Startups, que já gerou 387 projetos em três edições, com a intensa participação da Cisco, TIM, Microsoft, IBM, Nestlé, Danone, dentre outras empresas, e todas as entidades nacionais do setor.  

Depoimentos

“Somos o único país do mundo tropical que faz agricultura diversificada, competitiva e que alimenta seis  brasis em todo o mundo. Com o Ideas for Milk iniciamos o processo de transformação digital das cadeias produtivas do agronegócio. Leite, suínos, aves, café e todo o Estado de Goiás estão caminhando a passos largos neste sentido".

Dr. Celso Luiz Moretti - Presidente da Embrapa.

“Ao buscar a transformação digital da nossa Empresa, fomos muito além do objetivo inicial. Reunimos as universidades, pesquisadores, empreendedores, empresários, executivos e empresas de Tecnologias de Inovação e Comunicação. Tribos que tinham linguagem diferente hoje trabalham em sintonia e, juntas, constroem o Leite 4.0”

Dr. Paulo do Carmo Martins - Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Twitter
Os comentários estão fechados