Referência Nacional – Projeto piloto de Gestão do Conhecimento USEXA

Da esquerda para a direira: Marcelo Ramos,  Luís Antônio Rodrigues Hecth, Ney Zanella dos Santos, Paulo Ricardo Médici, Antonio Carlos Mendes e Rodolfo Fücher

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2018/2019, a AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA S/A – AMAZUL foi reconhecida como Referência Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa.

A AMAZUL é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Defesa (MD) por intermédio da Marinha do Brasil (MB). Foi constituída em 2013 com o objetivo de promover, desenvolver, transferir e manter tecnologias sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB).

O desafio da empresa é reunir os talentos das Pessoas e o conhecimento para contribuir com a independência tecnológica nuclear brasileira, em benefício da sociedade.
Consta no Plano Estratégico da Marinha, como diretriz de ciência, tecnologia e inovação, que a AMAZUL deverá desenvolver a Gestão do Conhecimento nas áreas de projeto e desenvolvimento de submarinos e de utilização da energia nuclear.

A implantação da Gestão do Conhecimento (GC) no Departamento de Operação da Unidade Piloto de Produção de Hexafluoreto de Urânio (USEXA) foi objeto de projeto-piloto a cargo da AMAZUL, no contexto do Empreendimento Modular de GC (EM-GC) da MB para o PNM e para o PROSUB. Foi a primeira experiência sistematizada de GC na cadeia de valor do Ciclo do Combustível Nuclear do PNM.


A estrutura analítica do projeto-piloto, as diretrizes da política de GC da MB, a política e práticas de gestão de pessoas da AMAZUL,  a base conceitual de GC e o mapeamento de processos foram as ferramentas que facilitaram o aprendizado e o desempenho.

Depoimentos

“O projeto-piloto de GC-USEXA contribuiu para estruturar de forma efetiva a gestão do capital intelectual da AMAZUL. O modelo desenvolvido para a implantação da GC, consistente em boas práticas, será testado nas áreas de interesse do PNM e do PROSUB e, por certo, melhorado.”

Ney Zanella dos Santos - Diretor-Presidente

“Foi uma oportunidade tanto para desenvolver um modelo de implantação de GC quanto para capacitar profissionais necessários para a adequada gestão do capital intelectual da AMAZUL.”

Antonio Domingos Marques Athanes - Gerente de Projetos de Gestão do Conhecimento

“O projeto-piloto auxiliou a gestão da USEXA, com destaque para o plano de ação de GC e para estruturação da governança de GC, o que contribuirá para sua operação segura, com qualidade, ao longo do tempo.”

José Gonçalves Calvelo - Chefe do Departamento USEXA
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Os comentários estão fechados