Referência Nacional - Projeto: Curso Regular de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus: Amazônia e Exterior

Da esquerda para a direira: Vicente Picarelli, Cel Mario Marszalek, Ten Cel Felipe Vieira Melgaço e Ney Ribas 
Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2018/2019, o Colégio Militar de Manaus (CMM) foi reconhecido como Referência Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa.

O Colégio Militar de Manaus (CMM) é um dos treze Colégios Militares que compõem o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), cujo objetivo é atender aos filhos e dependentes de militares, cujos pais estejam servindo em localidades e guarnições que apresentam carência educacional nas áreas sob responsabilidade do Comando Militar da Amazônia, do Comando Militar do Norte, do Comando Militar do Oeste e no exterior.  

Foi em 2002 que o Projeto de Educação a Distância do CMM deu início às suas atividades. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes, em idade escolar regular, que acompanham os pais, por ocasião das frequentes transferências para locais onde há grande carência educacional. 

As práticas didático-pedagógicas nos Colégios Militares subordinam-se às normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército e, ao mesmo tempo, obedecem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), principal referência que estabelece os princípios e as finalidades da educação no Brasil.

No ano de 2018, o CMM atende quinhentos e dois adolescentes que se encontram em vinte e três localidades distribuídas por oito estados brasileiros e em quarenta e três países, nos cinco continentes. Face à dispersão geográfica dos alunos e às peculiaridades logísticas que sustentam o projeto, a adoção do e-learning, com ênfase na educação on-line, foi e continua sendo de fundamental importância. 

A adoção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), aliada ao uso de outras tecnologias, como a utilização de cartões de memória, aplicativos para smartphones e tablets, viabilizam uma interessante composição de mídias, facilitando, assim, o processo de ensino e, principalmente, de aprendizagem.


O atendimento a 5.573 alunos, ao longo desses 16 anos (de 2002 a 2017), fez com que o trabalho desenvolvido pela Seção de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus (SEAD/CMM) pudesse ser reconhecido dentro e fora das Forças Armadas.

Depoimentos

"A educação a distância traz uma possibilidade de aprendizagem jamais vista em outros tempos. O mundo, nos dias atuais, é digital e conectado. Vivemos uma nova era e a educação online faz parte disso. Nesse contexto, a educação a distância funciona como um grande catalizador, idealizador e multiplicador de conhecimentos, onde pessoas que não têm condições de acessar informações em ambientes físicos conseguem, de maneira simples, rápida e dinâmica absorver conteúdos cada vez mais personalizados e eficientes. Logo, podemos dizer que a Seção de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus desempenha um papel preponderante na educação dos dependentes de militares das Forças Armadas em nosso País e no exterior, pois possibilita a transmissão de conhecimentos fundamentais para a formação dos líderes do amanhã, de acordo com os valores do Exército Brasileiro." 

Coronel Mario Anselmo Marszalek, Comandante e Diretor de Ensino do Colégio Militar de Manaus

"A modalidade de educação a distância possibilita, nos lugares mais improváveis, o acesso ao ensino de pessoas que, por diversos fatores, não teriam condições de continuar seus estudos, restituindo-lhes a cidadania e a possibilidade de competir no mercado de trabalho com significativas melhoras em sua qualidade de vida. Na era da tecnologia da informação e da comunicação, a qual vivemos, e com a educação a distância sendo revolucionada por essas tecnologias, é possível parafrasear Monteiro Lobato acrescentando mais um fator essencial a sua célebre frase: um país se faz com homens, livros e com tecnologia."

Cely Oliveira de Souza, Professora/Tutora de Língua Portuguesa
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Os comentários estão fechados