Referência Nacional – Projeto: Centro de Mídias da SEDUC/AM

Da esq. para direita:José De Podestá Gabriela Rocha, Iara Rodrigues e José Roberto Maluf
Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2018/2019, o Centro de Mídias da SEDUC/AM. foi reconhecido como Referência Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa.

Criada em 1946, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC/AM é um órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo do Estado do Amazonas, sendo responsável pela gestão da Educação Básica no Estado.

A SEDUC/AM, visando atender principalmente às comunidades interioranas do Estado, criou o Centro de Mídias de Educação do Amazonas e seu primeiro projeto foi viabilizar, de forma ousada, o atendimento às comunidades rurais do Estado do Amazonas com a tecnologia IP Multimídia para oferecer, em tempo real, Ensino Médio por meio de satélite aos estudantes dessas comunidades. A partir de 2009, além do Ensino Médio, passou a oferecer Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e também, de 2012 em diante, Educação de Jovens e Adultos.

Assim como no ensino convencional no Estado, essa modalidade é composta de 200 dias letivos anuais, trabalha os mesmos componentes curriculares e mesma carga horária do ensino convencional regular, e é promovido pela SEDUC/AM, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, que tem como principal objetivo ampliar e diversificar o atendimento escolar por meio das tecnologias. 

Essas aulas são ministradas de sete estúdios, localizados no Centro de Mídias, em Manaus (capital do Estado do Amazonas), por dois professores (ministrantes) pós-graduados, em cada série e em cada um dos componentes curriculares específicos, e recebidas por cerca de, atualmente, 43 mil alunos, orientados por professores presenciais graduados (no mínimo), distribuídos em, atualmente, 2.100 salas de aula (com expansão prevista para 2019) organizadas em 2.293 comunidades localizadas nos 62 municípios do Estado. 


Além de ferramentas de comunicação como chat, e-mail e telefone, o aluno interage com os professores ministrantes, posicionando-se diante de uma webcam, que, juntamente com outros equipamentos, transmite sua imagem, sua voz e seus dados, resultando em um diálogo efetivo, em tempo real, garantindo a completa comunicação entre os participantes desse processo de ensino e aprendizagem com características de “b-Learning”.

Depoimentos

"O Centro de Mídias de Educação do Amazonas é um projeto pioneiro no país que, a cada ano tem ampliado o atendimento escolar no estado, ofertando um ensino diversificado por meio de rede de satélite bidirecional, que permite interatividade em tempo real e transmite diariamente, aulas ao vivo por meio de uma solução de videoconferência."

Ana Cássia do Amaral Marinho, Secretária Executiva Adjunta Pedagógica da SEDUC/AM.    


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Twitter
Os comentários estão fechados