Iniciativa de Sucesso – Projeto: Gestão por competência COMGAP

Da esq. para direita: Alexandre Campeão , Tenente-Coronel Aviador R1 Marcelo Lopes da Rosa Lisboa Luz , Cel Av Marcus Vinicius de Mello Takahashi  e Sergio Acquesta  

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2018/2019, o Comando Geral de Apoio (COMGAP) foi reconhecido como Iniciativa de Sucesso. Confira abaixo os detalhes do Programa. 

O Comando Geral de Apoio (COMGAP) é uma organização militar do Comando da Aeronáutica (COMAER) que está sediada em São Pauloe tem por finalidade planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com o apoio logístico de material, de patrimônio, da tecnologia de informação e de serviços correlatos.

Desde a década de 30 a Administração Pública Federal vem adotando uma série de medidas na busca de um serviço público de qualidade e, com o passar dos anos, tornou-se evidente que o investimento numa política de capacitação dos servidores era o caminho para se atingir tal meta.

Com a instituição da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) a partir de 2006, a Gestão de Pessoas por Competência é introduzida no âmbito das instituições governamentais como um modelo a ser implantado em toda a administração pública.

Nesse contexto, o Comando da Aeronáutica, alinhado com as orientações superiores, cria um grupo de trabalho a fim de estudar e implantar a Gestão de Pessoas por Competência no COMGAP, contando com o apoio do Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ) que cria o Módulo de Gestão por Competências (MGC) a ser adicionado ao já existente e consagrado Sistema de Gestão de Pessoal (SIGPES) que atende a todo o Comando da Aeronáutica.

A gestão por competências no COMGAP representa um levantamento de informações relativas às necessidades de competências para realização dos processos existentes na organização, promovendo elevação no nível de conhecimento e uso ótimo dos recursos, principalmente humanos e financeiros.


Mesmo em fase inicial, já se pode estabelecer, como prática contribuinte para definição de processos e melhoria da gestão, a formalização da estrutura funcional do COMGAP.


Depoimentos

“A Força Aérea Brasileira dá um grande passo na gestão de pessoas ao desenvolver um trabalho deste quilate”

Paulo João Cury – Tenente-Brigadeiro do Ar 

“Este trabalho pode representar uma evolução muito grande na gestão de recursos para a Força Aérea Brasileira. Pretende-se que o resultado do nosso trabalho sirva de estímulo às demais organizações do Comando da Aeronáutica no sentido de se buscar preparar melhor as pessoas para a execução das tarefas sob sua responsabilidade, bem como utilizar os recursos disponíveis para capacitação de uma maneira mais adequada, atendendo às demandas e elevando realmente o nível de conhecimento de todos”

Marcelo Lopes da Rosa Lisboa Luz – Tenente-Coronel Aviador R1, Gestor Adjunto de Recursos Humanos e Membro da Comissão de Implantação da Gestão por Competência no COMGAP



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Os comentários estão fechados