Iniciativa de Sucesso – Projeto: Plano Estratégico do CETAM para o Período 2018-2028

Da esq. para direita: Augusto Gaspar, Profa. Arlene Bonfim e  Denis Costa

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2018/2019, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM foi reconhecido como Iniciativa de Sucesso. Confira abaixo os detalhes do Programa. 

O CETAM é uma autarquia (trata-se, portanto, de órgão autônomo), no âmbito do Estado do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino, que atua em todos os sessenta e dois municípios do Estado, em três grandes eixos da Educação Profissional, que são: a Formação Técnica de nível médio; a Qualificação Profissional; e a Inclusão Digital. 

Sua participação na oferta total da Formação Técnica de nível média profissional no Amazonas alcança 43%. Todos os cursos são criados e ofertados a partir de parcerias firmadas, entre outras, com universidades, secretarias estaduais (principalmente Secretaria de Educação Estadual), órgãos públicos em geral, prefeituras, associações comunitárias, OSCIPs e organizações de iniciativa privadas.

Historicamente, o CETAM tem atuado na retaguarda da oferta da Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Amazonas. Em abril/2017 foram abertas 14,7 mil vagas, todas ocupadas por alunos de vários municípios do Amazonas, bem como de alguns estados brasileiros. O que reforça a ideia de que, a oferta de EAD é de fundamental importância para sua ampliação. Ainda neste primeiro semestre será feita nova oferta de dez mil vagas.


O CETAM ofertará em 2018 aproximadamente 185 mil vagas para cursos de Educação Profissional (dobrando o que foi realizado em 2017 e superando os melhores anos que atingiram aproximadamente 130 mil vagas ofertadas) anos) nos diversos programas de atendimento. Destaca-se no processo o total preenchimento das vagas ofertadas no processo de inscrição (100% das vagas são preenchidas no momento da oferta).


Depoimentos

“Ao longo dos seus quase 15 anos de atuação, o CETAM tem realizado seu trabalho de forma bastante satisfatória. Isso se deve à visão de “negócios” dos gestores que me antecederam e, principalmente ao grande esforço de cada um de seus colaboradores. Aproveitando o ensejo da comemoração dos seus 15 anos de atuação, vejo que é hora de valorizarmos, sim, o que fizemos, mas também é uma ótima oportunidade de criarmos as condições para o que, realmente, queremos ser daqui a dez anos, cientes de que só o sucesso alcançado significará a continuidade da instituição por tantos outros anos”.

José Augusto de Melo Neto, Diretor e Presidente do CETAM

“O Plano de Atuação Estratégica, ora proposto, é uma excelente oportunidade para melhorarmos a qualidade pedagógica dos nossos cursos, com currículos adequados, instrutores bem capacitados e acompanhamento de todas as etapas do processo pedagógico, a partir, entre outras coisas, de uma boa avaliação institucional, o que, necessariamente, passa pela construção coletiva do Programa Político Pedagógico pelo qual nós, da área fim, sempre lutamos, integrados, claro, com as áreas meios”.

Profª Arlene Bonfim, Diretora Acadêmica e responsável pela implantação do projeto
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Twitter
Os comentários estão fechados