Destaque Nacional – Projeto: Barueri Cidade Inteligente

Da esquerda para a direira:Wilson Ferreira Jr, Valdir Antunes, Erika Alves de Araújo, João Azevedo Júnior, Tazio  Gomiero,Jonatas Randal e Elcio de Lucca

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2018/2019, a Prefeitura Municipal de Barueri foi reconhecida como Destaque Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa.

Barueri é um dos principais polos empresariais do Estado de São Paulo. Está situada na região oeste da Grande São Paulo, a 26 quilômetros da capital e tem uma área¹ de 65,7 Km², com população estimada¹ de 267.534.  

A Administração Municipal de Barueri através da CIT – Coordenadoria de Inovação e Tecnologia, investe continuamente em projetos, ações e parcerias para tornar Barueri a cada dia, uma cidade mais inteligente. Estes projetos têm enfoque em fornecer qualidade de vida e facilidades para os cidadãos. A abrangência destes projetos é bastante diversificada e está em conformidade com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. 

O projeto Barueri Cidade inteligente tem a definição de que uma Smart City é uma cidade inovadora que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e sua competitividade, enquanto garante o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras com relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais. 

Além disso, ela é atrativa para os cidadãos, empreendedores e trabalhadores, e gera um espaço mais seguro, com melhores serviços e com um ambiente de inovação que estimula soluções criativas, gerando empregos e reduzindo as desigualdades. Com isso, ela promove um ciclo virtuoso que produz não apenas bem-estar econômico e social, mas também garante um uso sustentável de seus recursos de maneira a garantir a qualidade de vida no longo prazo. 


A CIT desenvolveu um Plano Diretor de Tecnologia, o qual contém mais de 20 projetos a serem implantados ou para expansão dos serviços no município para que o cidadão possa, em resumo, obter maior qualidade de vida. Entre os principais projetos, estão: câmeras ao vivo, APP Barueri, Wi-FI grátis, fibra ótica, entre outros. 

Depoimentos

“Pretendemos elevar Barueri a um patamar de cidade referência em projetos que beneficiem a população através de iniciativas governamentais e privadas. Para isso, contamos com uma Plano Diretor de Tecnologia da Informação elaborado pela Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), onde apresentamos um portfólio de ações e projetos que garantirão a efetividade dessa missão. ”

Jonatas Randal, CIO da CIT

“Quando falamos de “Cidade Inteligente” tenho nitidamente o foco em melhorar a qualidade de vida de pessoas e suas interações. As pessoas precisam ser impactadas em seu dia-a-dia, e acredito que através da tecnologia é perfeitamente possível alcançar não apenas essa melhoria, mas potencializar a máquina pública tornando-a mais eficiente em suas operações e serviços também à comunidade empresarial o que fomenta empreendedorismo, a geração de emprego e a redução da desigualdade.

João Azevedo Júnior, Diretor de Sistemas
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Twitter
Os comentários estão fechados