Referência Nacional - Projeto: Centro de Mídias

Da esq.para dir.,Wolnei Tadeu Ferreira, Haroldo Maia e Cel. Eng. Alexandre Lima Guerra

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2017/2018, o projeto Centro de Mídias, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, foi reconhecido como Referência Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa.

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC/AM – foi criada em 1946, como um órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo do Estado do Amazonas, sendo responsável pela gestão da Educação Básica no Estado.

Um de seus departamentos, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas – CEMEAM – foi criado em 2006 e iniciou suas atividades em 2007 com a finalidade inicial de atender, por meio do Projeto (hoje Programa consolidado) “Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica”, a uma demanda reprimida histórica de alunos interioranos que concluíam o ensino fundamental e não conseguiam prosseguir seus estudos porque não havia escola que oferecesse ensino médio na localidade onde residem.

Essa modalidade de ensino abrange, atualmente, o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; o Ensino Médio do 1º ao 3º ano e a Educação de Jovens e Adultos com os respectivos correspondentes às etapas do ensino fundamental do 6º ao 9º ano e ao ensino médio (EJA) 1º e 2º ano. 

Como no ensino convencional, no Estado, essa modalidade é composta de 200 dias letivos anuais, trabalha os mesmos componentes curriculares e mesma carga horária do ensino convencional regular, e é promovido pela SEDUC/AM, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, que tem como principal objetivo ampliar e diversificar o atendimento escolar por meio das tecnologias. 

Uma Central de Produção Educativa para TV, conectada a uma rede satelital bidirecional, permite interatividade em tempo real e transmite diariamente, de 2ª a 6ª feira, aulas ao vivo por meio de uma solução de videoconferência. Essas aulas são ministradas de sete estúdios, localizados no Centro de Mídias, em Manaus (capital do Estado do Amazonas), por dois professores (ministrantes) pós-graduados, em cada série e em cada um dos componentes curriculares específicos, e recebidas por cerca de, atualmente, 43 mil alunos, orientados por professores presenciais graduados (no mínimo), distribuídos em, atualmente, 2.100 salas de aula (com expansão prevista para 2018) organizadas em 2.293 comunidades localizadas nos 62 municípios do Estado.

Destaque

Os cursos foram planejados para oferecer a mesma proposta curricular e carga horária do ensino convencional, com 200 dias de aula por ano. A diferença consiste na mediação tecnológica via satélite; na preparação das aulas, roteirizadas com produção profissional de TV para enriquecer as possibilidades de aprendizagem, e na interatividade em tempo real, que ocorre entre estudantes, professores presenciais e os professores ministrantes que se encontram nos estúdios, localizados no Centro de Mídias de Educação do Amazonas, em Manaus, capital do Estado.

Depoimentos

O centro de mídias de educação do amazonas (cemeam) foi idealizado para ampliar e diversificar o atendimento aos alunos da rede pública de ensino do estado do amazonas. A maioria das escolas que oferecem ensino médio estão localizadas nas sedes municipais; contudo, o público presente em comunidades rurais, nas quais há dificuldades de acesso e logística devido à geografia e topografia da região, precisam ter garantidos seus direitos à educação. Deste modo, a tecnologia foi a estratégia usada pela secretaria para levar educação de qualidade aos estudantes de todos os municípios do estado, através de aulas produzidas com qualidade, transmitidas ao vivo via satélite e com ênfase na interatividade. 
Em parceria com outros departamentos da seduc/am, também são realizados diferentes projetos, como o aulão do enem que trabalha exclusivamente os conteúdos exigidos no exame nacional do ensino médio. 
Atualmente, o cemeam leva informação para os 62 municípios distribuídos por todo o amazonas, proporcionando uma educação sem fronteiras, tornando as aulas mais atrativas e inovadoras, ajudando na elevação em índices de desenvolvimento, e contribuindo para a diminuição das reprovações e da evasão escolar. Portanto, o cemeam possui um importante papel na utilização de tecnologia de ponta para a melhoria da educação básica do estado do amazonas.

Secretária adjunta pedagógica da seduc/am, Profª. Luciana lima de brito cáuper 

Para fazer o download gratuito do eBook do Prêmio Learning & Performance Brasil 2017/2018, com todos os projetos, basta entrar no site do Instituto Learning & Performance Brasil, clicar em nossa Biblioteca e, em seguida, no ícone eBooks / PesquisasSe você ainda não possui o cadastro, clique aqui.

Lembramos que as inscrições para a Edição 2018/2019 seguem até o dia 20/05. Se você tem interesse em se inscrever no Prêmio, clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde nosso contato.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Os comentários estão fechados