Referência Nacional - Projeto: Ascensão Profissional Executivos

Núbia Monteiro e Francisco Antonio Soeltl

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2017/2018, o Programa Ascensão Profissional Executivos, do Banco do Brasil, foi reconhecido como Referência Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa. 

O Banco do Brasil foi o primeiro banco a operar no País e, hoje, é a maior instituição financeira da América Latina. Em mais de 208 anos de existência, acumulou experiências e pioneirismos. Sua marca é uma das mais conhecidas e valiosas do País, acumulando ao longo de sua história atributos de confiança, segurança, modernidade e credibilidade. 

Com mais de 100 mil funcionários e 64,8 milhões de clientes, o BB tem a maior rede de atendimento entre as instituições brasileiras, tanto no Brasil quanto no exterior. A gestão da sucessão é tema estratégico para a empresa, com impacto direto nos resultados e na sustentabilidade do negócio, ou seja, na perenidade da empresa. Envolve a transmissão de legado, de cultura, da inserção da inovação, de forma que o negócio chegue com a mesma capacidade produtiva e solidez até às futuras gerações e futuros gestores.

Atento a isso foi desenvolvido o Programa Ascensão Profissional Executivos. O programa visa formar banco de talentos, independentemente da existência de vagas, para as funções de Gerente Executivo e de Superintendente (Estadual), que são as primeiras funções de acesso (imediatamente abaixo) à Diretoria Executiva (Executive Board). Decorre disso a necessidade de garantir a qualidade, eficiência e agilidade no preenchimento dessas funções.

Destaque

Um dos fatores de maior efetividade do programa é o envolvimento da Diretoria Executiva (Executive Board) com a participação de Vice-presidentes e Diretores na etapa de avaliação de potencial. Em vista destas participações, houve um incremento significativo das decisões de ocupação das vagas de gerentes executivos por integrantes da bolsa de talentos, à medida que os integrantes da Bolsa de Talentos são avaliados por aqueles que tomarão a decisão pela promoção.

Outro destaque é o planejamento da capacitação dos aprovados, sendo consideradas as diretrizes estratégicas do Banco, as competências avaliadas durante a etapa de identificação e as principais lacunas identificadas ao longo do processo. O Programa de Desenvolvimento para os funcionários integrantes da bolsa de talentos conta com ações de desenvolvimento sistematizadas em um programa modular, onde cada participante possa optar por treinamentos de acordo com suas necessidades individuais, com ações orientativas da própria organização ou de coachers contratados. 

Depoimentos

O Programa Ascensão Profissional Executivos é um programa inovador e estratégico alinhado aos desafios organizacionais e à estratégia corporativa do Banco. Demonstra a importância que o Banco do Brasil tem dado ao tema da sucessão dentro da empresa, investindo na retenção de talentos, na valorização do mérito, no desenvolvimento das pessoas e gerando oportunidades de ascensão. 

Walter Malieni Júnior - Vice-Presidente de Distribuição de Varejo e Gestão de Pessoas

O Programa “Executivos” contribui para que o processo sucessório da empresa ocorra por meritocracia, e a ação afirmativa de gênero com acréscimo de vagas exclusivamente ao público feminino promove o aumento da ocupação das mulheres nas funções executivas da empresa.  

Núbia Soares de Melo Monteiro – Gerente de Divisão de Recrutamento e Seleção


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Os comentários estão fechados