Iniciativa de Sucesso - Projeto: Curso de Atualização do Plano Instrucional

Da esq.para dir.,Daniel Musulin Soeltl, Larissa Arêa e Denis Costa

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2017/2018, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) foi reconhecido como Iniciativa de Sucesso. Confira abaixo os detalhes do Programa. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. O SENAR atende, gratuitamente, mais de três milhões de brasileiros do meio rural todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania.

As 27 Administrações Regionais promovem cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural, e a Administração Central do SENAR também tem um portfólio de programas especiais.

Nos últimos anos, a entidade ampliou significativamente o seu leque de ofertas educativas e tem concentrado esforços na busca de novas parcerias para ampliar ainda mais o atendimento das necessidades de formação e qualificação no campo. Em 2017, a instituição chega aos 25 anos ainda mais sintonizada com as necessidades de homens e mulheres do campo e preparada para levar ao produtor inovação e tecnologias que o auxiliem no que é, hoje, um dos grandes desafios da humanidade: a adaptação às mudanças climáticas.

O curso Atualização do Plano Instrucional entrega uma solução educacional diferenciada aos instrutores do SENAR, que passam a ter uma oportunidade de, à distância, aperfeiçoarem suas estratégias educativas. Como responsáveis pela formação de produtores e trabalhadores rurais, eles se tornam mediadores eficientes da construção do conhecimento, contribuindo com a transformação do aluno e do meio rural.

Destaque

Dos 282 alunos capacitados em 2016, 166 são homens (59%) e 116 são mulheres (41%). A grande maioria se concentra na faixa dos 26 aos 45 anos, somando 67%. 30% está acima dessa faixa e apenas 3% está abaixo.

Depoimentos 

O projeto Atualização do Plano Instrucional é uma iniciativa pioneira de capacitação do SENAR e tem uma importância fundamental, pois os instrutores são os responsáveis pela formação dos produtores e dos trabalhadores rurais. Além disso, garante que o conteúdo chegue com qualidade e da forma adequada para o nosso público.

Andréa Barbosa Alves, chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR

O mundo mudou e a forma de ensinar também precisa mudar. Para ensinar, é preciso inovar e investir em métodos e ferramentas que tornem o aprendizado mais atraente para o aluno. A EaD é uma das estratégias do SENAR para ampliar sua capilaridade e oferecer um ensino de qualidade, adequado à realidade do meio rural.

Daniel Carrara, secretário executivo do SENAR

Para fazer o download gratuito do eBook do Prêmio Learning & Performance Brasil 2017/2018, com todos os projetos, basta entrar no site do Instituto Learning & Performance Brasil, clicar em nossa Biblioteca e, em seguida, no ícone eBooks / Pesquisas. Se você ainda não possui o cadastro, clique aqui.

Lembramos que as inscrições para a Edição 2018/2019 seguem até o dia 20/05. Se você tem interesse em se inscrever no Prêmio, clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde nosso contato.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Twitter
Os comentários estão fechados