Destaque Nacional (Vencedor) - Projeto: Programa 18.18

Da esq.para dir.,José de Podestá, Mirella Ugolini, Luciana Torres, Sergio Malacrida e Thais Milani

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2017/2018, o Programa 18.18, da Votorantim, foi reconhecido como Destaque Nacional (Vencedor). Confira abaixo os detalhes do Programa. 

A Votorantim é uma companhia que completará 100 anos em 2018 e atua como uma gestora de investimentos de longo prazo, em empresas que operam nos setores de cimentos, mineração, energia, aços longos, celulose, suco de laranja e financeiro. Nossa proposta de valor é gerar retornos financeiros superiores, com impacto social e ambiental positivo. Isso se dá por meio de uma gestão ativa do portfólio, influência sobre as empresas investidas, identificação de novos negócios, incentivo à inovação e desenvolvimento das lideranças. 

A Votorantim está presente em 23 países nos cinco continentes e possui um portfólio diversificado em termos geográficos e de negócios. Juntos, esses negócios empregam mais de 40 mil pessoas no mundo e somam mais de 560 unidades operacionais. Os ativos no Brasil também incluem 32 hidrelétricas; a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, o Legado das Águas – Reserva Votorantim, uma área de 31 mil hectares no estado de São Paulo. Possui ainda um Centro de Excelência que atua nas áreas de soluções compartilhadas, tecnologia da informação e gestão de ativos imobiliários

Ao longo de sua trajetória, a Votorantim esteve muito ligada à industrialização e ao desenvolvimento do Brasil. Nos últimos 20 anos, a companhia vem aprimorando seu modelo de governança, num processo contínuo que manteve o controle familiar com uma arquitetura revigorada.

Em 2016, a Votorantim criou o Programa 18.18, um movimento de transformação do negócio, que visa preparar a organização para seus próximos 100 anos de história. O Programa conta com cinco movimentos: Cultura de Alta Performance, Tecnologia Emergentes, Business Design e Transformação Consciente e Global Mindset. O objetivo é ampliar a conexão das pessoas com tendências e movimentos de impacto no futuro das organizações, engajar lideranças e equipes na implementação de modelos alinhados com propósito e visão de futuro da companhia.

Na construção do programa estão envolvidos todos os CEOs das empresas Votorantim, o Sponsor - CEO padrinho de cada movimento -, áreas de DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional), Comunicação e Inovação de todas as empresas investidas da Votorantim, além do apoio da consultoria externa Symnetics. O papel desses líderes é provocar a transformação na companhia e disseminar os conteúdos para todos os empregados da Votorantim.

Destaque

O Programa 18.18 é composto por 400 líderes (indicados pelas empresas Votorantim), sendo 8 presidentes, 52 diretores, 113 gerentes-gerais, 180 gerentes e outros 27 participantes de cargos distintos.

Depoimento

 “O 18.18 é um programa de transformação profunda da Votorantim, que busca impulsionar novas oportunidades de olhar para seus negócios e vislumbrar como ela pode se manter perene nos próximos 100 anos”.
João Miranda – CEO da Votorantim S.A

 “A Votorantim irá comemorar 100 anos em 2018 e, pensando no futuro, criamos o 18.18 com o objetivo de promover uma reflexão interna sobre as inovações e as megatendências que já estão acontecendo e que irão impactar nossos ambientes de negócios. Cada movimento do programa tem o objetivo de provocar a liderança sobre como as empresas poderão se reinventar para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais volátil, complexo e incerto”.

Mirella Ugolini – Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Votorantim S.A

Para fazer o download gratuito do eBook do Prêmio Learning & Performance Brasil 2017/2018, com todos os projetos, basta entrar no site do Instituto Learning & Performance Brasil, clicar em nossa Biblioteca e, em seguida, no ícone eBooks / Pesquisashttps://www.learning-performancebrasil.com.br/home/biblioteca/Se você ainda não possui o cadastro, clique aqui.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Os comentários estão fechados