“Curso Regular de EaD do Colégio Militar de Manaus - Amazônia e Exterior” - Menção Especial 15 anos - “Ensino Fundamental e Médio - Governo”

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2016/2017, o Colégio Militar de Manaus  (CMM) foi reconhecido como um dos 15 projetos que se destacaram no setor “Ensino Fundamental e Médio - Governo”. Confira abaixo os detalhes do “Curso Regular de EaD do Colégio Militar de Manaus - Amazônia e Exterior” – Menção Especial 15 - “Ensino Fundamental e Médio - Governo”.

O CMM é um dos treze Colégios Militares que compõem o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), cujo objetivo é oferecer Educação Básica de qualidade, segundo as diretrizes do Ensino Fundamental e Médio, aos filhos e dependentes de militares que sofrem as consequências educacionais advindas de frequentes movimentações em todo o território nacional.

Neste contexto, três são os problemas que podem ser identificados: falta de escolas; educação específica para a comunidade local (educação indígena, por exemplo), ou ainda, educação de outros países, o que implica em significativas diferenças nas estruturas curriculares, e, normalmente, acarreta problemas por ocasião do retorno aos centros urbanos de médio e grande porte ou ao país, pois na maioria dos casos, o militar permanece, em média, um período de dois anos nessa condição especial.

Face à dispersão geográfica dos alunos e às peculiaridades logísticas que sustentam o projeto, a adoção do e-Learning, com ênfase na educação online, foi de fundamental importância. A adoção de ambientes virtuais de aprendizagem, aliada ao uso de outras tecnologias como o material impresso, o DVD-ROM, viabilizou uma interessante composição de mídias, facilitando assim o processo de ensino e a aprendizagem. Além disso, para fortalecer a gestão do conhecimento, todo o repositório de informações geradas e colhidas se encontram disponibilizadas para professores, pais e alunos, por meio do Portal e do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Depoimentos

"Os objetivos da nova educação pretendida para o Sistema Colégio Militar do Brasil são certamente mais amplos do que os do velho projeto pedagógico. Antes se desejava transmitir conhecimentos disciplinares padronizados, na forma de informações e procedimentos estanques; agora se deseja promover competências gerais, que articulem conhecimentos, sejam estes disciplinares ou não. Nesse contexto, o Curso Regular de Ensino a Distância representa um importante vetor no processo de modernização do ensino do Exército.”
Coronel Carlos Alberto Garcia, Comandante e Diretor de Ensino do Colégio Militar

“Contribuir com o projeto do Curso Regular de Ensino a Distância é uma experiência singular, pois a possibilidade de levar educação de qualidade em qualquer ponto do globo terrestre é ao mesmo tempo desafiadora na execução dos seus diversos processos pedagógicos, logísticos e administrativos e enriquecedora nos aspectos profissionais e pessoais.”
Tenente-coronel Marcos Roberto Garcia Porto, Chefe da Seção de Ensino a Distância / Gestor do Projeto

Confira esse e outros projetos que fazem parte da  "Edição Especial de 15 anos do Prêmio L&P Brasil".

Sobre o Evento - O Prêmio Learning & Performance Brasil apoia as práticas e tendências pela melhoria de forma sustentável da produtividade das pessoas e a competitividade das organizações em operação no Brasil.
Incentiva as organizações e seus colaboradores a implantarem a prática da Alta Performance e a compartilharem suas experiências com integração e aperfeiçoamento dos sete subsistemas da *Gestão Estratégica do Capital Humano e a adotarem, quando aplicável, as Fontes de Conhecimento, as Soluções Consultivas e Tecnológicas. Acesse o Anuário Learning & Performance Brasil 2016/2017 e confira na integra como foi a última edição do evento.

Lembramos que as inscrições para a Edição 2017/2018 seguem até o dia 30/04. Se você tem interesse em se inscrever no Prêmio, clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde nosso contato.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Twitter
Os comentários estão fechados