“A Educação a Distância no ILA - Trajetória, Melhores Práticas e Lições Aprendidas” – Projeto vencedor do prêmio LP&B 2016/2017

O Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) foi reconhecido como uma das organizações vencedoras no Prêmio Learning & Performance Brasil 2016/2017, pelo projeto “A Educação a Distância no ILA - Trajetória, Melhores Práticas e Lições Aprendidas”, com foco em Learning, na modalidade “Governamental”. Confira abaixo os detalhes.

O ILA é uma Organização do Comando da Aeronáutica (COMAER) que tem por finalidade desenvolver as capacidades técnicas e gerenciais dos profissionais do COMAER, por intermédio de atividades de ensino e pesquisa, relacionadas com a área de apoio logístico. No âmbito da logística, o processo de ensino-aprendizagem, baseado na educação a distância, é praticado pelo ILA desde 1998, quando se iniciaram os trabalhos para a sua adoção.

O caminho definido e trilhado, inicialmente, foi o de constatação de algumas áreas técnicas que careciam de um incremento na capacitação, para compor um programa de treinamento continuado. Priorizaram-se áreas como corrosão, publicações técnicas, metrologia e inglês técnico. Uma característica importante a ser destacada pelo ILA é a sua capacidade autônoma de criar, desenvolver e disponibilizar as ferramentas de interatividade aluno tutor e aluno-instituição, além da expertise acumulada ao longo de seus 17 anos de trabalhos em EAD, na elaboração e formatação de todo o material didático e audiovisual, de apoio ao aprendizado. Para tal, conta com um setor dedicado integralmente a esse trabalho: a Seção de Desenvolvimento de EAD, a qual possui, atualmente, dez militares distribuídos nas áreas de pedagogia, web designers e designers gráficos.

O processo ensino-aprendizagem baseado na EAD, praticado pelo ILA, já capacitou, desde 1999 até o ano de 2015, mais de 21 mil militares e servidores civis oriundos das mais diversas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica. Também foram capacitados militares do Exército, Marinha e Forças Auxiliares, bem como de Forças Armadas estrangeiras.

Depoimentos
“Para cumprir nossa missão de “manter a soberania do espaço aéreo, com vistas à defesa da Pátria”, a Força Aérea conta com militares distribuídos em nosso vasto território. Assim, o ILA é responsável pelo desenvolvimento das capacidades técnicas e gerenciais desses profissionais e, para tal, utiliza a educação a distância como a principal modalidade para levar o conhecimento às diversas organizações do COMAER. Nesse sentido, reforço meu orgulho pelo alcance de números expressivos de alunos capacitados em uma centena de temas abordados, graças à utilização dessa magnífica ferramenta”.
Coronel Marcos Dias Marschall, Diretor do ILA

“O EAD no ILA, por meio do e-Learning, devido à especificidade da missão a que nós, na FAB, somos submetidos, encontra uma repercussão bastante interessante, pois graças à sua brilhante trajetória, não só flexibilizou, mas quebrou paradigmas, firmou propósitos, ampliou as fronteiras para a difusão do conhecimento e, enfim, descortinou um caminho sem voltas. Daí a flexibilidade nos estudos para que o militar, nessas condições, não precise abandonar o curso e, em função disso, ter a sua capacitação comprometida.”
Major Carlos Henrique dos Santos, Chefe da Seção de Desenvolvimento de EAD – Gestor do Projeto

Confira esse e outros projetos que fazem parte da  "Edição Especial de 15 anos do Prêmio L&P Brasil".

Sobre o Evento - O Prêmio Learning & Performance Brasil apoia as práticas e tendências pela melhoria de forma sustentável da produtividade das pessoas e a competitividade das organizações em operação no Brasil.
Incentiva as organizações e seus colaboradores a implantarem a prática da Alta Performance e a compartilharem suas experiências com integração e aperfeiçoamento dos sete subsistemas da *Gestão Estratégica do Capital Humano e a adotarem, quando aplicável, as Fontes de Conhecimento, as Soluções Consultivas e Tecnológicas. Acesse o Anuário Learning & Performance Brasil 2016/2017 e confira na integra como foi a última edição do evento.

Lembramos que as inscrições para a Edição 2017/2018 seguem até o dia 30/04. Se você tem interesse em se inscrever no Prêmio, clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde nosso contato.
 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Twitter
Os comentários estão fechados