PesquisaResultado da Pesquisa Características do Aprendizado no Brasil
 RESULTADO DA PESQUISA
Características do Aprendizado no Brasil


O objetivo desta pesquisa foi de avaliar como os gestores, consultores, fornecedores e profissionais em geral de e-Learning buscam informações para atualização e formação na área. O levantamento das informações foi realizado em maio de 2013, por meio do Portal Learning & Performance Brasil.

A pesquisa revela que 27% dos entrevistados buscam atualizarem-se na área por meio de sites nacionais, em segunda opção com 22% sites internacionais, seguidos de 15% que consultam universidades, livros e Congressos/Workshops. Somente a minoria (7%) busca atualizar-se por meio de livros de autores internacionais.

Verificamos também que é equilibrado o conceito sobre os conteúdos disponibilizados na internet para atualização do profissional, onde 50% consideram razoavelmente satisfatórios e 50% satisfatório.

As áreas de certificação para a formação dos profissionais em e-Learning seguem com a preferência em Pedagogia (27%), Tecnologia da Informação (23%), Gestão de Projetos (23%), Treinamento (20%) e Comunicação Social (7%).

Os canais midiáticos considerados de grande importância e que mais favorecem a formação e a atualização dos profissionais de e-Learning atualmente são as Mídias Digitais (75%), Mídias Impressas (17%) e Mídia Eletrônica (8%).

A pesquisa também revela que 42% dos entrevistados possuem posição de gerenciamento e liderança nas organizações e 45% das empresas desses entrevistados possuem de 501 a 2.500 colaboradores.

Os entrevistados são de áreas comuns, em que 64% são apenas de Treinamento e/ou Educação, sendo a maioria da Região Sudeste. (73%).

2 Resultado
2.1 Fontes de informação utilizadas para atualização das mudanças no mercado de e-Learning e para manter a especialização na área.

    • 27% Utilizam sites nacionais.
    • 22% Sites internacionais.
    • 15% Universidades.       
    • 15% Livros nacionais.
    • 15% Congressos e Workshops.
    • 7% Livros estrangeiros.

2.2. Opinião sobre a qualidade dos conteúdos disponibilizados na internet para atualização do profissional de e-Learning no Brasil.

  • 50% Informam que consideram razoavelmente satisfatório.
  • 50% Satisfatório.

2.3. Certificações-chave para a formação de um profissional de e-Learning:

  • 27% Pedagogia.
  • 23% Tecnologia da Informação.
  • 23% Gerência de Projeto.
  • 20% Treinamento.
  • 7% Comunicação Social.

2.4. Canais midiáticos considerados de grande importância e que mais favorecem a formação e a atualização dos profissionais de e-Learning atualmente:

  • 75% Mídia Digital (internet, CD-ROMs etc.).
  • 17% Mídia Impressa (jornais, revistas, livros etc.).
  • 8% Mídia Eletrônica (televisão, rádio etc.).

2.5. Preferência de cursos de formação em e-Learning que oferecem conhecimentos específicos na sua estrutura de programa.

  • 33% Medindo os Resultados de e-Learning.
  • 25% Gerenciando Projetos de e-Learning.
  • 25% Desenvolvendo Conteúdos para e-Learning.
  • 8% Construindo o Business Case para o e-Learning.
  • 8% Os padrões de Conteúdo (Scorm/AICC/IMS).

2.6. Perfil dos entrevistados:

  • 42% Gerente/Líder.
  • 17% Desenvolvedor de cursos.
  • 17% Instrutor ou Professor.
  • 17% Outro.
  • 8% Desenhista Instrucional.

2.7. Tamanho das organizações entrevistadas (número de colaboradores):

  • 45% De 501 a 2.500.
  • 36% Mais de 10.000.
  • 9% De 101 a 500.
  • 9% De 2.501 a 10.000.

2.8. Perfil das organizações em que os entrevistados trabalham:

  • 64% Corporação – não dedicada à capacitação nem provedora de soluções de e-Learning.
  • 18% Corporação – provedora de soluções de e-Learning e/ou capacitação.
  • 18% Governamental.

2.9. Foco primário de negócios nas organizações:

  • 27% Tecnologia.
  • 27% Bancos.
  • 9% Educação.
  • 9% Produtos industriais.
  • 9% e-Learning.
  • 9% Governo.
  • 9% Outros.

2.10. Departamento que os entrevistados trabalham:

  • 64% Treinamento e/ou Educação.
  •  9% Recursos Humanos.
  • 9% Marketing e Vendas.
  • 9% Pesquisa e Desenvolvimento.
  • 9% Serviço ao Cliente.

2.11. Região brasileira que as organizações dos entrevistados pertencem:

  • Sudeste 73%
  • Sul 18%
  • Norte 9%

 


 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®