PesquisaResultado da Pesquisa O estágio do e-Learning nas organizações brasileiras
 RESULTADO DA PESQUISA
O estágio do e-Learning nas organizações brasileiras

1. Sumário executivo

A alta gerência das organizações tem sido o foco do interesse pelos projetos de e-Learning, nos anos anteriores, devido aos bons resultados apresentados por outras organizações, porém, em 2012 o departamento de EAD ganhou mais responsabilidade sobre essa iniciativa.

O resultado revelou que, em 43% das empresas participantes, o projeto de e-Learning encontra-se implantado e em operação. Já 24% das organizações estão em fase de estudos.

O estudo mostrou ainda que, em 45% das organizações, o departamento de EAD é a que está envolvida com o projeto de e-Learning. Já em 31% das participantes, a área de RH está envolvida diretamente, e 14% afirmam que a alta gerência está mais envolvida com o e-Learning, o que reforça a importância do projeto.

Abordou-se também as regiões que são atendidas pelos projetos de e-Learning. A amostra identificou que as regiões Sudeste (38%), Sul (22%) e Nordeste (17%) são as áreas mais atendidas pelo treinamento a distância. A pouca diferença entre as regiões demonstra que o e-Learning pode beneficiar colaboradores em todo o país igualmente.

Em 51% das organizações, os cursos atendem uma média de até 100 pessoas mensalmente. Já em 21% dos casos, a média mensal é de 501 e 1000 pessoas atendidas e em 16%, mais de 1000 pessoas. Esse item mostra que o e-Learning, independentemente de localização, atinge a quantidade de pessoas que for preciso.

Com relação à equipe responsável pelo e-Learning, em 51% das organizações é formada por até 5 pessoas e em 23%, a equipe tem de 6 a 15 integrantes. Esses dados reforçam que o e-Learning tem um baixo custo mesmo na formação da equipe para comandá-lo.

Por fim, o Portal Learning & Performance Brasil abordou o número de cursos oferecidos pelas organizações. O resultado mostra que 47% das organizações oferecem até 5 cursos. Em 27% dos casos, a oferta fica entre 6 e 15 cursos.


2. Resultados

2.a. Estágio do projeto de e-Learning

- 43% das organizações estão com o projeto implementado e em operação;
- 24% já estão em fase inicial de estudos sobre e-Learning;
- 14% estão em fase de implementação e integração com outros sistemas.



2.b. Número de pessoas atendidas pelos cursos e-Learning

- 51% das organizações atendem até 100 pessoas com o projeto;
- 21% atendem de 501 a 1.000 pessoas;
- 16% atendem mais de 1.000 pessoas.



2.c. Número de cursos e-Learning oferecidos

- 47% das empresas oferecem até 5 cursos na modalidade;
- 27% oferecem de 6 a 15 cursos;
- 20% oferecem mais de 25 cursos;
- 6% oferecem entre 16 e 25 cursos.


2.d. Satisfação com o fornecedor de conteúdos

- 93% dos pesquisados se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com o fornecedor;
- 5% estão muito insatisfeitos;
- Apenas 2% estão muito insatisfeitos.


2.e. Departamento em que surgiu o interesse pelo e-Learning

- Em 28% das organizações o interesse pelo e-Learning surgiu do departamento de EAD.

Confira o gráfico detalhado:


2.f. Áreas envolvidas no projeto

- 45% dos entrevistados afirmaram que o departamento de EAD é o principal envolvido no projeto;
- Em 31% dos casos, a principal responsável é o setor de Recursos Humanos;
- 14% apontaram pela alta gerência.

2.g. Regiões atendidas pelo e-Learning


2.h. Número de profissionais na equipe de e-Learning

- 51% das equipes de e-Learning das organizações entrevistadas possuem até 5 colaboradores;
- Em 23% dos casos, a equipe possui de 6 a 15 colaboradores;
- 12% possui mais de 16 pessoas.

2.i. Percentual de conteúdo desenvolvido internamente/externamente


2.j. Quantidade de cursos desenvolvidos sob medida

- 47% das organizações preferem produzir apenas 20% do conteúdo sob medida;
- 25% preferem desenvolver todo o conteúdo sob medida.

2.k. Uso do LMS

- 32% das organizações adquiriram um LMS e implementaram internamente;
- 25% utilizam LMS sob demanda.

2.l. Satisfação com o fornecedor de sistemas/hospedagem

- 93% dos pesquisados se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com o fornecedor;
- 5% estão insatisfeitos;

 


 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®