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Porque é importante o Feedback nas Organizações?




Por Felipe Westin

Assumir responsabilidade pelo desempenho e desenvolvimento, requer da mesma forma ter responsabilidade pela qualidade e frequência que alguém recebe Feedback. Não se pode esperar que a outra pessoa ou Líder seja o único responsável por esta tarefa. Se você observar o seu progresso pessoal e profissional ao longo da sua vida, com certeza concluirá que foi devido à muitos feedbacks, sejam dos pais ou mesmo dos Líderes e colegas de trabalho. O Feedback verdadeiro acontece quando realmente desejamos melhorar a nós mesmos, ou outras pessoas pelas quais temos responsabilidade.

O que vem a ser Feedback?

• É o diálogo com o outro a respeito dos seus pontos positivos e a desenvolver com relação ao seu desempenho, desenvolvimento e carreira, vida com o objetivo de melhorar os resultados do negócio e da própria pessoa

Como deve ser conduzido um processo de Feedback?

• Prover um Feedback honesto (positivo ou negativo) para os outros pode ser muito difícil em vários aspectos. É absolutamente natural que haja inicialmente certo nível de desconforto. Na cultura Brasileira, que é de relacionamento, isso é particularmente difícil. Queremos agradar as pessoas e ser generosas com elas. Esse nosso comportamento gera mais desafios quando temos que verdadeiramente dar ou receber feedback..

• Como a gente não tem controle de como as pessoas nos darão Feedback, cabe a cada um de nós aproveitar ao máximo e entender a mensagem que estão nos passando.

• Escutar e questionar corretamente e de forma efetiva, é crítico, neste processo de entendimento, tanto quando recebemos como damos para as outras pessoas.

Alguns benefícios do processo de Feedback são:

Promover aprendizado e crescimento
Apoiar inovação e melhoria contínua
Reduzir surpresas inesperadas
Ajudar a ir em direção as metas
Ajudar a tomar decisões informadas
Ajudar a evitar e corrigir erros
Ajudar a se manter empregável
Melhorar o desempenho no trabalho
Ajudar a crescer através da informação

• Prover direção e foco

Porque eu preciso de Feedback?

Buscando Feedback

• É importante ficar claro o que a pessoa tem em mente do que precisa saber. O que a pessoa precisa saber a respeito do Feedback? Isso é muito útil quando compartilhamos as nossas metas e objetivos com as pessoas que estamos pedindo Feedback. Geralmente elas tem muitas contribuições para nos dar, que ajudarão no nosso desenvolvimento.

• Seja específico e objetivo. O que está ou não ajudando? O que você quer melhorar? O que vai me ajudar na vida pessoal ou profissional?

Quando devemos buscar o Feedaback:

Este processo deve se tornar um programa de melhoria continua objetivando alguns pontos conforme segue:

1. Preocupações com o desempenho
2. Atingimento de alguns objetivos de vida e trabalho
3. Fazer mudanças nas responsabilidades de trabalho
4. Percepção de comentários, ou linguagens corporais negativos
5. Na criação de um plano de desenvolvimento
6. Nos processos de desenvolvimento de novas habilidades e competências
Recebendo Feedback
A quantidade e a utilidade do Feedback recebido, depende muito mais da pessoa que recebe do que qualquer outro fator.
1. Esteja aberto às informações. Tente controlar a tendência de interromper ou reagir numa conversa de Feedback.
2. Escute para entender e sumarizar o que você está ouvindo.
3. Faça perguntas de esclarecimentos e exemplos até que você consiga compreender a situação. Evite perguntas ou justificativas para se defender dos comentários.
4. Mantenha esse canal de Feedback aberto para discussões futuras.
5. Pergunte por sugestões e alternativas de comportamento caso não tenha sido apresentado.
6. Agradeça a quem deu o Feedback. Lembre que alguém só dá Feedback verdadeiro quando genuinamente quer melhorar a outra pessoa.

Após uma reunião de Feedback reflita. O que eu aprendi neste processo? O que devo fazer baseado no Feedback recebido? Quem pode me ajudar neste processo de melhoria?

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Fonte: Felipe Westin
Autor: 
 Data: 17/10/2014

 

 


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