HomeArtigosPrazo de validade: O Monge e o Executivo da sua vida
 ARTIGOS
Prazo de validade: O Monge e o Executivo da sua vida

Por Carlos Faccina


A Analogia que segue entre prazo de validade e a mensagem principal do best seller “O Monge e o Executivo”, de James Hunter, colabora para ampliar nossa compreensão a respeito dos PRAZOS em nossas vidas.

O livro trata da procura incessante da melhor forma de ampliar nossa capacidade de viver bem, sob os pontos de vista pessoal e profissional. Essa procura equivale a compreender que a natureza nos impele a perceber, intuir e saber gerir nossa vida, frente às mudanças.

Isso não deixa de ser Prazo de validade, que, por sua vez, trilha o mesmo caminho, visto ser o exercício de interagir positivamente com o tempo e com as mudanças que dele decorrem.

Procuramos a estabilidade ou, se preferirem, a zona de conforto (nada de errado com isso), assim como paz, harmonia e felicidade. Prazo de validade é o espaço/tempo em que conseguimos obter sucesso ao construir esse cenário.

Paradoxalmente, quando se fala em validade, imediatamente, nos vêm à cabeça, produtos alimentícios, automóveis, eletrodomésticos, celulares, micro computadores, etc., a garantia durante um determinado prazo, que pedreiros, construtores, técnicos e prestadores de serviço, com uma certeza de fazer inveja, afirmam nos conceder.

Ao ampliar o conceito de prazo de validade, compreendemos que validade se refere a nossa qualidade de vida, seja ela do ponto de vista emocional, espiritual, material ou mesmo profissional.

Não é por outras razões que os executivos, personagens de “O Monge e o Executivo”, quebram seus paradigmas. Estão à procura de espaços, matéria e comportamentos que ampliem seus prazos e prazeres como seres humanos, e não somente como agentes de resultados.

Empresas, profissionais e todos os que tratam do bem estar humano e que não respeitam a validade de seus produtos, ideias e serviços, estão cometendo um crime lesa ser humano e não somente infringindo a lei.

Por essas razões, PRAZO DE VALIDADE É VITAL quanto à:

▪ sua saúde. Poucos têm a disciplina da prevenção, eu me incluo nesse grupo, muitos de nós começamos a reagir quando a coisa aperta; nesse momento, seu prazo biológico pode estar vencendo;
▪ sua vida profissional. Sua carreira cumpre prazos, que nem sempre dependem de você, no entanto, na maioria das vezes, você é o dono de si próprio; você deve ter um mínimo de planejamento do que pretende ser;
▪ seu relacionamento afetivo. Casamentos, vida a dois, independentes de atos legais, podem ter prazos longos, produtivos, felizes ou o contrário; sinais evidente de desgaste devem provocar a reavaliação do tempo e de atitudes;
▪ educação dos filhos. Eles não nos ouvem ou cada vez ouvem menos, seu prazo de pai e mãe orientadores em que pé está?Poderíamos listar dezenas de outros exemplos, nos quais prazo de validade, intrinsicamente, ligado a sua vida, define e sustenta harmonia, felicidade, paz, sucesso e qualidade de vida. Dissabores e o que se opõe a isso podem ser consequências de prazo de validade vencido.

Todos, geneticamente, temos prazo de validade, o importante é ter a exata compreensão do seu amplo significado e encarar os prazos como um bom gestor.

▪ Atentar para os rótulos dos produtos é importante e deve ser nosso primeiro ato numa compra, mas isso não basta, garantir a qualidade dos produtos é somente uma pequena parte da abrangência do significado e uso do Prazo de Validade.Vida e prazo de validade andam de mãos dadas, não por obrigação, são gêmeas univitelinas, indissociáveis e, no fundo, regra básica do sentido maior da nossa vida.

No livro “O Monge e o Executivo”, os personagens são obrigados a quebrarem todos os paradigmas para estabelecerem prazos de validade mais significativos para suas vidas. Isso necessariamente não se aplica a você, mas vai a recomendação de que em todos os dias, seus prazos de validade devem ser reavaliados, afinal nem todos , ou somente uma minoria pode se dar ao luxo de deixar sua vida profissional e pessoal para refugiar-se num mosteiro.

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Carlos Faccina
Autor: 
 Data: 30/05/2014

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®