HomeArtigosConsultor tem que colocar o pé no barro?
 ARTIGOS
Consultor tem que colocar o pé no barro?

Vejo tanto autores como palestrantes que jamais ocuparam uma função de liderança ou geriram uma equipe de trabalho. Eles fazem inegável sucesso nos mercados editoriais e de palestras, ocupam a lista de publicações mais vendidas, mas nunca tiveram que enfrentar as duras responsabilidades de superar resultados (existem honrosas exceções, é claro).

O olhar distante do ambiente empresarial permite uma nova forma de analisar como a vida corporativa se desenvolve nos seus conflitos, derrotas, vitórias e convivência humana. Esse olhar externo serve muitas vezes de sinal de alerta para o que se vivencia nas organizações, mas que não conseguimos ver. Estamos cegos no turbilhão de demandas e cobranças sem condição de perceber o óbvio.

Muitas vezes as empresas pagam fortunas em consultoria para, em um diagnóstico pomposo, nos dizer aquilo que repousa sob nossas barbas. Com dó no coração, os executivos entregam um cheque em troca daquilo que ele suponha poder descobrir por conta própria. Mas isso não acontece como deveria.

De outro modo, causa repulsa às equipes conviver com consultores circulando nos corredores e sentando em nossas cadeiras. Até de certa forma preconceituosa, sentimos que aquele saber acadêmico e conceitual carece da certa dose de experiência que faz toda a diferença entre discurso e prática. Resistimos aos consultores e suas receitas prontas. jogamos suas orientações na gaveta.

Mas a pergunta que fica é: os consultores têm que colocar o pé no barro para serem bem-sucedidos?

A análise do mercado demonstra que há uma demanda por este profissional e suas consultorias. O sucesso dessa parceria é saber tirar proveito sadio das recomendações e sugestões externas temperadas com a sabedoria do dia a dia, uma combinação que poderá ajudar você, profissionalmente, e sua empresa a encontrar saídas para situações de crise ou estagnação.

Em tempo, sou um fã de biografias. Como dito no post “Biografia é melhor do que livro de autoajuda”, o mundo está repleto de experiências documentadas, que foram vividas por tantas pessoas. Nas biografias, você encontra um mundo adormecido com pistas seguras de quem já superou obstáculos que agora se apresentam em sua vida. Lá você terá prazer de reconhecer sentimentos e emoções reais que falam diretamente ao seu coração. Revelam-se novidades e brechas de luz nos textos que nos iluminam a alma.

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Carlos Faccina
Autor: 
 Data: 27/11/2012

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®