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Você quer benefícios personalizados?

O desafio para as empresas é conseguir customizar seus produtos para grupos cada vez mais específicos de clientes. Ao entregar um produto quase personalizado, o cliente sente-se diferenciado no atendimento. Por outro lado, apesar dos custos de produção crescerem, a empresa tem a possibilidade de auferir resultados mais significativos.

Se a distância que separa os produtos de massa das soluções personalizadas é grande para a lógica financeira, também assusta o vale que separa o “pacotão” de benefícios da oportunidade de oferecer remuneração personalizada no mundo da gestão de recursos humanos.

Tenho lido algumas referências à adoção de soluções customizadas por empresas no Brasil. A dificuldade para o gestor é harmonizar essa possibilidade com as questões de custo, encargos e legislação. Mas vale a pena aprofundar-se nesse campo porque aqui está uma fonte nova para melhorar a performance organizacional em ambiente de acirrada competição por melhoria de resultados operacionais. Uma consequência natural é a tão desejada retenção dos talentos.

Para caminhar nessa seara é preciso transportar para o mercado interno da empresa as mesmas técnicas de avaliação e pesquisa de clientes que a empresa utiliza em seus mercados de atuação. Esse termômetro em tempo real para análise de comportamento e interesse dos chamados “colaboradores” deve receber um grande investimento para poder oferecer informações ricas que facilitam a tomada de decisão do gestor de RH (as velhas pesquisas de clima organizacional não servem mais).

Não tenho dúvida que uma conclusão razoável, em alguns casos, é que a empresa está gastando mal e agradando pouco ao oferecer pacotes que desconsideram questões culturais e locais dos seus vários públicos internos, além de não permitir compor uma cesta adequada aos interesses variados dos funcionários em diversas faixas etárias (e de expectativas de evolução profissional e pessoal).

O modelo também deve exigir da liderança uma capacidade de entender sua equipe levando em consideração as particularidades de cada um de seus integrantes, uma tarefa que ele resiste em assumir.

Na sua empresa, os benefícios são customizados? Vamos compartilhar algumas boas experiências e, principalmente, quais as dificuldades de implantação de um modelo segmentado de gestão de RH.

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Fonte: Carlos Faccina
Autor: 
 Data: 12/09/2012

 

 


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