HomeArtigosVocê é criativo todos os dias?
 ARTIGOS
Você é criativo todos os dias?

De acordo com o dicionário, criatividade é a capacidade de inventar, criar, conceber na imaginação. Qualidade de quem é ou do que é inovador, criativo, original. Originalidade é característica do que é inusitado, inédito, incomum.

Uma rápida busca na internet evidência uma série de cursos de criação, a maioria associado à atividade de propaganda e publicidade. Não é raro encontrar referências a cursos para desenvolver “lideranças criativas” como uma solução para conduzir equipes capazes de criar e inovar em um ambiente competitivo que vivemos. Criatividade é considerada uma competência essencial por muitas empresas, meio fundamental para atingir resultados superiores.

Se você não se julga criativo ou tem dificuldades para ser, muitas ferramentas e processos disponíveis no mercado de treinamentos em gestão prometem criar um novo toque do Midas em criação.

Jamais esqueço as palavra do inglês John Maynard Keynes, considerado o maior economista do século XX (a crise de 2008 foi contornada usando alguns dos seus princípios sobre as relações do Estado com a Economia). Ele dizia que “os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto”.

É “duro” ser criativo todos os dias.

Quando tenho a oportunidade de visitar uma agência de propaganda, fico preocupado com aqueles funcionários que atuam depois de uma porta com a placa: “Departamento de Criação”.

A criatividade está de alguma forma dita ao longo do caminho humano. Veja algumas citações que recolhi que poderiam estar muito bem no escopo de algum curso ou workshop de gestão:

- não creias demasiadamente no valor das suas idéias;
- cultive a concentração, tempere a vontade, torne-se uma força ao pensar;
- tente seduzir pelo conteúdo do seu silêncio;
- aprenda a ser expedito nas pequenas coisas;
- seja tão sóbrio quanto possível;
- organize a sua vida como um trabalho literário (disciplina e concentração).

Caso tenha ouvido algumas dessas referências em evento de gestão recente, não é mera coincidência, é um fato: as regras para o comportamento exigido dos executivos nada têm de original. Se eliminarmos a fonte, essas competências poderiam ter ressurgido tranquilamente numa sala de treinamento empresarial ou constar da lista de qualidades exigidas de um bom gestor.

Ocorre que essas são as recomendações que o maior poeta da língua portuguesas, Fernando Pessoa, fez por volta de 1920 na revista de Comércio e Contabilidade, como “regras da vida” para o gestor da época.

A propósito, o maior poeta da nossa língua foi um fracasso no campo dos negócios, tendo vivido seus últimos dias em quase penúria.

É certo que ser criativo é necessário, assim com “navegar é preciso, viver não é preciso”, versos que atribuídos a Pessoa, na realidade não são dele. Em “Navegar é preciso”, o poeta explica:

“Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.”

Gostaria de chamar sua atenção para evitar a “fobia” de ser criativo e para fugir de soluções que o transforme em ser criativo “na marra”.

Todos têm potencial de criação e de inovação, tudo depende do meio em que nos encontramos. Até o momento, as empresas incluem no seu processo seletivo a avaliação do potencial para criação, mas poucas realmente desenvolvem estruturas e ambientes propícios para que a criação seja uma realidade.

Não dá para ser criativo todos os dias (e nem precisa).

Ser criativo e inovador é necessário, mas solucionar a questões do dia a dia, tocar os negócios e tarefas fundamentais para a empresa são tão importantes quanto.

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Carlos Faccina
Autor: 
 Data: 04/08/2011

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®