HomeArtigosAnotações úteis sobre carreira I
 ARTIGOS
Anotações úteis sobre carreira I

Você faz anotações sobre sua carreira? Boas experiências e resultados conquistados frutos do bom trabalho registrados num canto de folha ou num arquivo de texto? Guarda seu portfólio como uma espécie de patrimônio profissional, um legado? É sempre bom consultar essas referências, rever os pilares de nossa carreira e o conhecimento que nós mesmos construímos.

Depois de 80 posts registrados neste blog, muitas mensagens podem ser destacadas nos textos que são úteis para nossas reflexões sobre a construção de carreira. Repassei cada uma desses artigos e decidi compartilhar anotações que podem ser úteis para um profissional em vários momentos de sua trajetória.

“Não se prenda exclusivamente aos Planos de Carreira como desenhado pelas organizações. Faça, você mesmo, seu plano de vida e carreira, considerando que a palavra plano não deve ser encarada como uma reta, que fatalmente chegara ao ponto previsto. Da mesma forma, qualquer desvio não pode significar fracasso.”
Não existe Plano de Carreira nas empresas

“As chances de sucesso profissional estão cada vez mais baseadas em simples observações do dia-a-dia do que em ‘leis’ e competências gerenciais previamente estabelecidas. Por muito tempo fora de moda, gerenciar relações e contatos pessoais superam modelos gerenciais pré-estabelecidos.
Carreira: um significado mais amplo

“Não se iluda com sentimentos e percepções que são contrárias à sua verdadeira forma de pensar. Compreenda, de forma cada vez mais profunda, a sua ignorância de você e das coisas que o cercam. Só assim ocorre o autoconhecimento e somente a experiência amadurece.”
A ignorância sobre si mesmo

“Não ter sucesso na seleção de trainees pode servir de uma grande lição para identificar e corrigir suas eventuais falhas e deficiências de formação profissional e cultural. Procure observar que hoje as empresas dão muito valor ao que vai além do currículo: trabalho voluntário, sólida formação cultural e conexão com os temas da atualidade.”
Não conseguiu vaga para trainee?

“Ao interromper o cotidiano profissional, antigos projetos podem ganhar espaço. Temas que sempre interessaram agora devem ser objeto de estudo mais aprofundado. Novos comportamentos têm a chance de ser explorados. Dedicar-se mais à família, fazer um trabalho voluntário ou viajar e conhecer novas culturas são boas alternativas.”
Período sabático não é parar, é crescer

“Pesquisa elaborada pela Society of Human Resources (SHRM), coordenada por Mark Sokol, conceituado analista de negócios, detecta que, de 550 dos principais executivos americanos, europeus e asiáticos, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, apenas 5% manifestaram que reter talentos é importante para enfrentar os tempos ‘bicudos’.”
Socorro, uma crise! Retenha seus talentos

“As mulheres, nas duas últimas décadas, ‘acordaram’ e, conjugando sua inteligência, ocupam por mérito posições cada vez mais importantes nas estruturas corporativas. Elas humanizam e sensibilizam o ambiente de trabalho, tornando-os mais competentes.”
Carreira da mulher vale menos?

“Diante de uma riqueza de alternativas distintas, entre as quais pode estar a mais correta, ou, no mínimo, a mais próxima da melhor solução, o desafio é perguntar com objetividade, buscando dentro de si o questionamento que não foi feito.”
Perguntas podem valer mais do que respostas

“A preocupação do domínio do Inglês, essencial para a carreira, soterrou a importância do Português nas empresas. Hoje poucos profissionais dominam e se comunicam bem no nosso idioma, que continua sendo ferramenta essencial no cotidiano corporativo para expor ideias, aprovar projetos e, sobretudo, liderar sob uma linguagem clara e objetiva.”
Dominar informática é meio, não o fim de sua carreira

“Ao definir talento como uma ou mais habilidades que faço e reproduzo sempre de forma inteligente, prática e útil, dou início ao processo de desmistificar o conceito de talento. Portanto, cada um de nós é portador de um ou de vários talentos. Descobri-los e explorá-los em seu benefício é o desafio que deve ser superado. Nesse sentido, talento não é raro e nem significa genialidade. Ele está sob a nossa mira e é mais comum do que parece.”

Talento é raro ou comum?

Em breve, novas anotações. E você, quais as anotações úteis que fez sobre sua carreira recentemente que pode compartilhar com todos nós?

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Carlos Faccina
Autor: 
 Data: 27/05/2011

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®