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Cultura de Alta Performance – Parte 1: Liderança

Para atingir elevados níveis de desempenho organizacional e humano, e assim apresentar o que chamamos de Cultura de Alta Performance, uma empresa precisa estar atenta a sete pontos fundamentais:

1) Liderança
2) Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional
3) Objetivos bem definidos
4) Métricas e Indicadores bem definidos
5) Execução
6) Planejamento e Capacitação da Força de Trabalho
7) Meritocracia

Neste artigo abordaremos o primeiro deles, a Liderança.

Líderes e os aspectos da liderança têm sido estudados há muitas décadas, e a psicologia social, desde o princípio, colocou seu foco nesse tema. Dos milhares de estudos conduzidos, poucas conclusões são tão certas como a de que a liderança depende de cada situação, das tarefas que devem ser realizadas e de características dos liderados e líderes. E esta é a principal razão da existência de visões diversas sobre o papel de liderança, e da existência de técnicas comprovadamente eficientes em algumas organizações que se mostram inócuas em outra. O principal fator que delineia as ações da liderança é a Cultura Organizacional, assim em organizações com culturas similares, as técnicas mais efetivas de liderança tendem a ser as mesmas.

Por outro lado, sabemos que as ações da liderança ajudam a construir a cultura organizacional, daí vem a conexão umbilical entre uma boa liderança e o alto desempenho. Na verdade, entendemos que a importância de uma boa Liderança é tanta para a criação de uma Cultura de Alta Performance, que podemos afirmar que qualquer iniciativa neste sentido cairá por terra se a liderança não desempenhar bem o seu papel, que é fundamentalmente inspirar, despertar a motivação, organizar e alinhar esforços em direção aos objetivos de negócio.

Neste cenário, também é papel da liderança assegurar o comprometimento da empresa em buscar que os valores e as expectativas dos funcionários estejam alinhados e conciliados com os da organização. Ações neste sentido, quando suportadas por planos de comunicação e disseminação da estratégia e metas, levam ao engajamento e comprometimento dos colaboradores. É importante observar que se a liderança não for coerente com seu discurso, não será possível obter um empenho diferenciado dos colaboradores por muito tempo. Outras das principais chaves para se moldar com sucesso a cultura de uma organização em direção à alta performance são a clareza de objetivos, e a disposição de rever a organização por inteiro, isto é: suas políticas, sua estrutura e seus processos, garantindo uma mensagem única de valorização dos resultados. Cabe à liderança assegurar a implantação de indicadores que reforcem esses objetivos.

Um fator crítico para as organizações sobreviverem e terem sucesso no alcance da Cultura de Performance é o desenvolvimento de líderes nas diversas partes de sua estrutura, que devem ter em foco capacitarem-se em um conjunto de habilidades e atributos pessoais que possibilitem a obtenção dos resultados desejados por meio das pessoas, as chamadas competências de liderança, que segundo Warren Bennis são: Visão Orientadora, Paixão, Integridade, Confiança, Curiosidade e Ousadia. Outros autores tem suas próprias versões do conjunto de competências necessárias aos líderes, mas todas com aspectos muito similares.

Destacamos a idéia defendida por Jack Welch, que diz que a principal missão de um líder deve ser o desenvolvimento de outros líderes. Uma visão muito apropriada para gerar e sustentar uma Cultura de Performance.


(*) Augusto Gaspar é Diretor da unidade de Professional Services da MicroPower e coordenador da coluna “Desenvolvendo Talentos” desta revista. Comentários e contribuições podem ser enviados para augusto.gaspar@micropower.com.br Twitter: augustofgaspar

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Fonte: Augusto F. Gaspar
Autor: 
 Data: 14/10/2010

 

 


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